quarta-feira, 7 de abril de 2010

IMPRESSÃO EM TECIDO

TECIDOS PARA IMPRESSÃO DIGITAL

Atualmente,no mercado mundial de impressão digital, principalmente na Europa, os tecidos, tanto de algodão como de poliéster, têm sido usados em grande escala.

Para que possam ser utilizados em diversos equipamentos de impressão em grandes formatos (plotters), são necessárias preparações especiais, tais como aplicação de resinas ou laminação com papel adesivado removível (liner).
Com Liner: (papel adesivado removível) – neste tipo de produto, após a impressão o liner é retirado e o tecido impresso mantém suas características de toque. O liner possui duas funções principais: evitar a deformação do tecido durante a impressão e o vazamento de tinta nos tecidos mais abertos.
Com Resina: O tecido é tratado com uma resina que impregna o mesmo, causando algum endurecimento no mesmo. Não há necessidade do liner, porém o tecido sofre alteração no toque. Pode-se também laminar um filme de PVC de baixa gramatura.
As soluções em tecido para impressão disponíveis hoje são os Poliéster, Algodão(tinto ou cru), Poliamida + Elastano(Lycra), Poliamida(Nylon).

- É sempre importante efetuar teste prévio para verificar as condições da -imagem, que variam muito com o tipo de máquina, qualidade da tinta, resolução (dpi) e quantidade da tinta.
- Em geral, tecidos necessitam menor quantidade de tinta que lonas, aproximadamente 30% para serem impressos, o que é uma vantagem para o material.
- Procurar iniciar a impressão com resolução 720 x 720 dpi, alterando estes valores para obter um melhor balanço “velocidade x custo de tinta x qualidade da imagem”.
- Se a imagem estiver “lavada” (cores não muito vivas), aumentar, gradativamente,a quantidade de tinta (20%, 30%, 50%, etc..) até que se obtenha um bom resultado.
Verificar se a impressora possui perfil ( ICC) para impressão em tecidos. Caso não possua, um bom técnico de cores, ou empresas especializadas em criação de perfis poderão fazer estas calibrações.
- Verificar se a impressora
Se houver manchamento fora dos contornos da imagem (em geral na cor preta), deve-se alterar a relação de tinta preta (pura x composta) até acertar a impressão.

Impressão em Plotter UV:

São máquinas que utilizam tintas à base de pigmentos e resinas que são curadas pela ação da luz ultravioleta (UV), apresentando imagens com excelente acabamento (cores vivas).

Neste tipo de máquina o problema a ser contornado é o excesso de tinta. Deve-se regular o equipamento para a menor quantidade possível, que não comprometa a imagem, já que o excesso poderá endurecer o tecido, alterando suas características de toque, além de causar aumento no custo.
Também é necessário calibração, pois pode ocorrer “craquelamento” da imagem impressa. Evitando-se desperdício de tinta, deixando o tecido com toque natural.


Padronização de Equipamentos (ICC):

O cliente que tiver interesse em obter uma imagem impressa com a melhor qualidade possível, em cada tecido, poderá fazer sua própria padronização (ICC).


Características do Tecido Impresso:

- Nos tecidos com liner obtém-se o material impresso sem alterar o toque do tecido, apresentando caimento e fácil moldagem, o que não ocorre, por exemplo, com lonas e papéis.

- Em geral, se gasta menos tintas para imprimir em tecidos.

- Tecidos são mais versáteis, já que se pode imprimir em diversos tipos de materiais, cada um com sua característica própria.

- Menor peso de estrutura de apoio, o que diminui o custo de montagem para grandes formatos.

- Maior durabilidade, já que os tecidos sofrem menos com ação do calor e do frio que as lonas de PVC. Deve-se notar, porém, que a durabilidade da impressão é influenciada, principalmente, pela qualidade da tinta.

- Como apelo ecológico, o tecido leva grande vantagem sobre a lona (PVC). Em certos países da Europa, por este motivo, o tecido impresso já substitui até 90% do PVC.

- Tecidos impressos podem ser utilizados tanto em ambientes externos, quanto internos, também podem ser lavados e passados, se for necessário.


Corte dos Tecidos:

Alguns tipos de tecidos, pelas suas próprias composição e construção, podem apresentar algum desfiamento lateral, quando submetidos a corte por facas.

Os meios mais indicados para contornar este problema são o corte por pirógrafo, que é um equipamento de baixo custo, por ultra-som ou corte laser, estes últimos com custo maiores.

Tecidos resinados não apresentam desfilamento no corte com facas ou tesouras.


Emendas dos Tecidos:

Uma das maneiras mais utilizadas é emendar com máquina de costura, tipos overlock, interlock ou reta dupla, com linha poliéster (por exemplo XYK-120).

- Pode se usar equipamento de ultra-som específicos para soldas de tecidos sintéticos ( tipo costura invisível), muito utilizado no ramo de confecções de peças íntimas.
- Fitas dupla face também oferecem um bom resultado.


Acabamentos:

Como nas lonas, podem-se utilizar ilhoses com fita de reforço (percinta) ou fazer bainhas retas ou overlock.

IMPRESSÃO BASE AGUA

A Grande novidade está nos tecidos a base algodão, poliéster, Pet reciclado, impressos direto nas plotters Base água. O mercado está sempre evoluindo, e com o apelo ecológico, vem crescendo a busca de novas soluções.
Os tecidos para impressão em plotter base água precisam de um tratamento especial para obter qualidade fotográfica, e como a impressão solvente também precisam de personalização (criação de perfil ( ICC )).
Quanto ao Corte, existe a redução de desfilamento, pois são levemente resinados.
Os testes desenvolvidos em tintas pigmentadas originais mostraram resistência a lavagem, gerando uma grande revolução.
Hoje podemos desenvolver Banner fotográfico sem canoagem, Puff, almofadas personalizadas, cortinas, capas de sofá, forro de cadeiras, camisas promocionais, aventais podendo laminar a quente no caso do tecido a base algodão.
Pode-se imprimir também em formato A4 e outros compatíveis nas impressoras tradicionais do mercado, inclusive a Laser gerando excelente resultado fotográfico.
CORTE E SOLDA ULTRASOM ( sugestão)
FÁBRICA DE TECIDO PARA IMPRESSÃO DIGITAL

16 comentários:

  1. Oi Claudia
    Eu gosto trabalhar com imagems, do simples desenho ao filme, como resultado deste trabalho tenho um acervo de imagems de telas de pintura Naif que imprimo numa casa especialisada en imprimir adesivo, e uma vez ja pronto aplico os adesivos em diferntes utencilios do dia a dia ,qualaidade 100%.
    Agora estou interesado em imprimir mias telas em tecido para dar uma outra utilidade as imagenes que tenho, com a mesma tecnica de ediçao que ja uso para o adesivo, estou corendo atras de informaçao .
    Muito esclaresedoras tuas dicas, sao um bom inicio.
    obrigado

    ResponderExcluir
  2. visite o blog www.isoliner.blogspot.com onde desenvolvi várias informações com modelos de produtos desenvolvidos com tecidos impressos.
    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  3. Claudia obrigado mas uma vez, maravailhosos desenhos, comfirmo mias espetativas en quanto as posibilidades do uso de mias pinturas.
    Mais uma pergunta, vc conhese no Rio de janero uma empresa que trabalhe com este tipo de impreçao e que tenha bom custo benefiço?
    valio pelas dicas Abraços

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Desculpe a demora na resposta:
    algumas empresas que poderão ajudá-lo:
    www.artedafoto.com.br sr. José Antônio
    www.geka.com.br Sr. Wolf
    www.estudiolupa.com.br Sr.Marcos

    Se precisar de mais indicações...é só pedir!

    ResponderExcluir
  5. Bom dia.
    Na resposta dada ao Carlos segue algumas empresas que poderão ajudá-lo. Caso não consiga me informe.
    Um abraço,
    Claudia

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Cláudia, sou novata no assunto e quero imprimir uma foto de comida em tecido e quero o efeito mais realista possível. Imagino que isso seja impressão digital. Sabes alguma empresa boa no RS ou em SC ou, em último caso, em SP? pois moro em Porto Alegre e estou procurando um fornecedor próximo a mim. obrigado! adorei teu blog e posts!

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde Vanessa,visite o blog:www.isoliner.blogspot.com - lá coloquei diversas emrpesas que vendem tecidos para impressão e poderão ajudá-la com certeza.

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde.
    Gostaria de saber mais sobre impressão 3D em tecidos. Você pode me dar umas dicas de impressoras que façam isso e mesmo a materia prima especifica a qual teremos que utilizar.
    Obrigado,
    Att,
    Fábio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia. Ligue para Isoliner que é uma Empresa especializada em liner para impressão Digital.(21) 2580-0113

      Excluir
  9. Boa Tarde
    Cláudia qual o tipo de impressão mais adequado para tecidos de poliamida FPU tipo UV??
    Qual o equipamento vc me indicaria??

    ResponderExcluir
  10. Boa Tarde
    Cláudia qual o tipo de impressão mais adequado para tecidos de poliamida FPU tipo UV??
    Qual o equipamento vc me indicaria??

    ResponderExcluir
  11. Boa Tarde
    Cláudia qual o tipo de impressão mais adequado para tecidos de poliamida FPU tipo UV??
    Qual o equipamento vc me indicaria??
    Att.
    Castro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia. Ligue para Isoliner que é uma Empresa especializada em liner para impressão Digital.(21) 2580-0113

      Excluir
  12. Boa noite, gostaria de saber qual plotter seria mais apropriada para imprimir em tecido 100% poliéster como o cetim branco.

    Att

    Ivo

    ResponderExcluir
  13. Boa noite, gostaria de saber qual plotter seria mais apropriada para imprimir em tecido 100% poliéster como o cetim branco.

    Att

    Ivo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia. Ligue para Isoliner que é uma Empresa especializada em liner para impressão Digital.(21) 2580-0113

      Excluir